segunda-feira, 16 de março de 2015

Pedalada Porto - Rio Tinto - Baguim do Monte - Sanatório de Valongo - Midões - S.Pedro da Cova - Fânzeres - Porto (com track GPS)

Bom,

Antes de mais as desculpas sinceras por ainda não ter colocado as restantes fotos. Na altura, não tinha GPS e por esse motivo é mais difícil colocar o trajeto que fiz até Santiago.

Mas depois de muito pensar, lá arranjei um GPS para deixar de andar apenas "à volta do Porto" em bicicleta e conhecer um pouco mais das redondezas do Porto (e não só) em trilhos que não conheço.

Hoje foi um dia para testar a navegação por GPS. Lá retirei uns tracks da serra de Valongo para ir conhecer a zona.



Porra! Podia ter corrido mal.

Isto porque resolvi ir numa de "descontração" e negligenciei que o percurso que queria fazer era mais duro do que eu contava. Pois bem, na zona de Midões lá começa uma subida por "pedrinhas soltas" (estou a utilizar o eufemismo) que me colocou numa situação de preocupação. Mal tinha água e... estava sem comida e a minha energia já a descer.



Pois bem. Lá me pus a estudar o GPS à procura do lugar onde estava e qual é o meu espanto quando me apercebo que ainda nem estava a meio do percurso que havia escolhido. GRRRRRRRRRR! Ajudem-me!

Lá utilizei o controlo mental e emocional para me aconchegar a mim mesmo: "Tu consegues! Foste foi estúpido para pensar que sem grande preparação te podes aventurar assim pela serra e sem comida para tanto tempo de pedalada.". Lá me aguentei mais uns metros.

Olho para o relógio e penso.... não vou conseguir chegar a casa antes de anoitecer. E estou na fase pior do percurso. Raios! É melhor usar o GPS para descobrir rapidamente um atalho!



UFFFF! O atalho estava perto! Uma estrada nacional até S.Pedro da Cova! Pensei... estou safo.

A questão do safo foi interessante... até me ter apercebido (nas pernas e na alma) o motivo por que a localidade se chama S.Pedro da COVA. Desci todo contente, até ao máximo da minha viagem - a 57km/h. Ui. Vou chegar rápido a casa!

O tanas!

Desceste? Agora sobe. A ritmo de caracol com travões, pela encosta!

Bom... lá pensava eu... lá terá que ser se realmente quero um Lanche para comer com a maior satisfação do mundo.

Lá se passou e cheguei ao Porto, com a ajuda de um lanche que comi em Fânzeres.

Pelo caminho fiquei a pensar como é que nunca fui para aquela zona, que tem locais porreiros para caminhadas. Logo eu que gosto de caminhadas em silêncio, pelos trilhos de montanha. Na memória trago a imagem de um "precipício" que tive que descer a pé com a bicicleta. Só pensava: "Estás a brincar! A sério????". A descida era... digamos... acentuada (ver o gráfico e a foto).





Resumindo a viagem em "computador de bordo":

- Cerca de 4h de viagem
- 45 km de pedalagem
- 3h a pedalar
- 40min parado (beber água, tirar fotos e contemplar as vistas)
- Máximo de velocidade: 55,7km/h
- Média de 13,6km/h
- 1,5L de água
- 1 Lanche



























































































Sem comentários:

Enviar um comentário